DESAFIO PROFISSIONAL DIDATICA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
CENTRO DE EDUCAÇAO A DISTANCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
NOME DO GRUPO:
PROJETO DE INTERVENÇAO PEDAGOGICA
TUTORA:
Taguatinga/DF
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINA NORTEADORAS:
DIDATICA
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Semeia um pensamento e colherás um desejo;
Semeia um desejo e colherás a ação;
Semeia a ação e colherás um hábito;
Semeia o hábito e colherás o caráter.
(Tihamer Toth)
INTRODUÇÃO
A ocupação humana desde os povos mais antigos geralmente tem se baseado na procura de locais que possam, de alguma forma, oferecer melhores condições de vida, como terras férteis próximas a entorno de nascentes de rios,em regiões vulnerável a inovações de solo contaminado propicio a deslizamentos para o favorecimento da agricultura, bem como o abastecimento de água e até mesmo como veiculo para os dejetos. Não fugindo desta realidade,na comunidade Vila Verde , se desenvolveu as margens do córrego.E essa comunidade que na década de 1980,era uma fazenda improdutiva,ao contrário de algumas cidades, não foi planejada. Como consequência, o desenvolvimento desordenado da cidade acarretou em impactos no meio ambiente. Por isso é necessário considerar a importância antrópica de tal afluente para o desenvolvimento dessa cidade, tendo em vista que o mesmo serviu como fonte de abastecimento, agricultura, pesca e lazer para os primeiros habitantes.
Algumas dessas transformações ocorreram com o córrego Bacalhau, devido aos usos antrópicos no seu entorno, caracterizado principalmente pelo lançamento de esgoto doméstico e da rede desencadeando impactos ambientais, tais como:
· Contaminação dos mananciais superficiais e subterrâneos com os efluentes urbanos como o esgoto cloacal, pluvial e os resíduos sólidos;
· Disposição inadequada dos esgotos cloacais, pluviais e resíduos sólidos nas cidades;
· Inundações nas áreas próximas ao córrego;
· Erosão e sedimentação gerando áreas degradadas; Ocupação de áreas ribeirinhas com