EVOLU O DO PENSAMENTO ECONOMICO 2016
Tema: EVOLUÇÃODOPENSAMENTOECONÔMICO
PROFESSOR
ARLINDO TAVARES - BACANA
Sociedades sem economia
Nas sociedades tradicionais primitivas ou de comando, os mercados não estavam presentes ou eram subsidiários de outras maneiras de organizar a produção e a distribuição.
Nas sociedades tradicionais, a economia ficava incorporada naquilo que hoje chamaríamos de instituições culturais (ou mesmo rituais ou religiosas).
Nas sociedades de comando, a economia ficava incorporada nas instituições políticas, como o feudalismo europeu ou as várias formas de sistemas de produção baseados na escravidão.
Só com o desenvolvimento do capitalismo, a economia se tornou ‘desincorporada’.
Sociedades com economia
O surgimento de economias orientadas pelo mercado estabeleceu um sistema econômico para determinar a produção e a distribuição bens e serviços. Com o avanço do capitalismo, questões foram levantadas a respeito da operação dos sistemas de mercado e das forças que deviam regular tal sistema.
Os sistemas de mercado não são perfeitos: existem crescimentos e quebras, recessões e depressões, inflação e deflação, desemprego e crises financeiras, mas nem esses eventos são totalmente aleatórios.
O Capitalismo
O Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção, que vê os indivíduos e as empresas, motivados pelo lucro, concorrerem uns com os outros, de modo a negociar produtos em um mercado livre.
Sociedades com economia
Mesmo os economistas que enfatizaram os problemas do
Capitalismo, como Karl Marx e John Maynard Keynes, perceberam que os mercados eram regidos por Tendências ou
Leis Básicas, fazendo com que mercados, empresas e negócios tivessem mecanismos auto-reguladores. Existem diversas teorias a respeito das Leis Básicas do Mercado.
Estas Teorias estão ordenadas em Escolas Econômicas:
• Mercantilista;
• Clássica;
• Marxista;
• Neoclássica;
• Keynesiana;
• Institucionalista.
Escolas Econômicas
As Teorias e as