Protestantismo Tr Word
INTRODUÇÃO
O Protestantismo surgiu a partir da indignação do padre alemão Martinho Lutero sobre as ações da Igreja Católica na época.
Na época, ele lutava contra a corrupção da igreja e os desvios de conduta do clero que gerenciava um lucrativo comércio de relíquias de Cristo e indulgências, ou seja, o perdão de determinados pecados em troca de dinheiro.
Em 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja da Alemanha, um manifesto com 95 teses atacando a Igreja Católica, não só pela venda de indulgencias, mas também pela negociação de cargos eclesiásticos. O papa Leão X ordenou uma retratação de Lutero, podendo condena-lo por heresia. Mas Lutero não voltou atrás, assim rompendo a Igreja Católica dando início à Reforma Protestante, assim o termo usado como “protestante” pelo fato de protestar contra a Igreja Católica.
Além de discordar da Igreja Católica, o movimento defendia a liberdade de cada pessoa para a interpretação dos textos bíblicos.
Os seguidores dos reformistas eram conhecidos por “luteranos”, estes por sua vez, preferiam ser chamados de “evangélicos”, termo hoje muito utilizado para se referir aos fieis das igrejas protestantes.
A liberdade pregada por Lutero acabaria abrindo espaço para o surgimento de outras correntes religiosas, assim como as primeiras igrejas Luteranas, Calvinista, Presbiteriana, Metodista, e Batista. Os Reformistas tomaram como base a verdade de que a Bíblia, e somente a Bíblia, é a única revelação especial e redentiva de Deus.
PENTECOSTALISMO
O pentecostalismo foi umas das correntes religiosas que surgiu com a partir da Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero.
O primeiro grupo de pentecostais tiveram seus membros das igrejas Holiness Weslyanas(referente a John Wesley, fundador do metodismo) e dos grupos renovados onde elas começaram. O primeiro grupo enfatizava o falar em línguas estranhas como evidencia do Batismo no Espirito Santo.
Teve- se a abertura de um colégio, no ano de 1900, na