sintese recompensando pessoas Psicologia do trabalho
Professor Alberto
Disciplina: Psicologia das Organizações e do Trabalho (PSI1060 C01/2)
Aluna: Jacqueline Arruda de Melo Carvalho
Síntese: Parte IV – Recompensando Pessoas (Remuneração/Programas de Incentivo/Benefícios e Serviços).
As organizações possuem sistemas de recompensas para seus funcionários, recompensa é o reconhecimento, retribuição ou prêmios pelo serviço prestado. A mais conhecida é a remuneração, esta pode ser total (os três componentes), básica (salario mensal ou por hora); salarias (bônus, participação nos resultados) ou benefícios (seguro de vida, seguro saúde, refeições subsidiadas, etc). A recompensa pode ser tanto financeira (diretas – salario, prêmios e comissões – ou indiretas – gratificações, férias-) como não financeira.
Os salários costumam ser a forma principal de recompensa organizacional, eles podem variar entre nominal (volume de dinheiro fixado em contrato) e real (volume de bens que o funcionário pode adquirir com o volume de dinheiro recebido). Existem três tipos de salários, por unidade de tempo (em relação ao tempo que a pessoa fica disponível para a empresa), por resultado (numero de peças ou quantidade de produção) ou por tarefa (por tempo e quantidade de produção).
Além dos tipos de salario o que influencia no salario são os fatores internos (organização) e externo (ambiente). Ambos são inter-relacionados e dão ao salario uma áurea complexa a qual envolve múltiplas decisões e efeitos diferenciados.
O desenho do sistema de remuneração, é melindroso pois influencia na vida de muitas pessoas, é feito sobre uma variedade de politicas e procedimentos. Ele deve englobar tanto a capacitação da organização como moldar o ajustado às características únicas da organização e do ambiente que a envolve. Seus critérios são: equilíbrio interno versus equilíbrio externo; remuneração fixa ou remuneração variável; desempenho ou tempo de casa; remuneração do cargo ou remuneração da pessoa;