Sintese Politica Educacional Brasileira
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DO IMPERATRIZ
DEPARTAMENTO DO CURSO DE QUÍMICA – LICENCIATURA
JOÃO PEDRO DIAS DA SILVA
SINTESE DO LIVRO EDUCAÇÃO ESCOLAR: política, estrutura e organização
Imperatriz
2015
JOÃO PEDRO DIAS DA SILVA
SINTESE DO LIVRO EDUCAÇÃO ESCOLAR: política, estrutura e organização
Imperatriz
2015
LIBANÊO, José Carlos OLIVEIRA João Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra.. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. Cortez, 2003. p. 39 a 55.
Os autores iniciam o livro dando um rápido relato sobre as mudanças e reformas nas políticas educacionais mundial, dando ênfase nas reformas brasileiras. Eles falam que essas mudanças estão ligadas às reformas no capitalismo. De fato, o capitalismo gera conflitos em todas as áreas econômicas e estruturais, assim como no conhecimento.
O sistema educativo e as escolas colocam afinidades entre si e existem duas importantes razões para conhecer e analisá-las. A primeira faz referencia às políticas educacionais e as diretrizes organizacionais e curriculares que são as idéias, valores, atitudes e métodos capazes de influência as escolas e seus profissionais no que diz respeito às práticas formativas dos alunos. A segunda está ajustada aos profissionais das escolas os quais podem aceitar ou rejeitar essas políticas e diretrizes educacionais.
As políticas educacionais e organizacionais que hoje estão inteiramente incluídas às mudanças econômicas, políticas, culturais que rotulam o mundo atual. Tais mudanças se aplicam com a recomposição do sistema capitalista mundial que acabou trazendo um ensinamento neoliberal, caracterizada por três traços particulares: mudanças no processo de produção, superioridade do livre funcionamento do mercado e redução do papel do Estado.
No Brasil, houve algumas mudanças, no que diz respeito ao sistema educacional. Que ocorreu a partir do inicio do governo de Collor em 1990 ate o período do governo de Lula,