Sintese max weber
Max Weber, filósofo, historiador, e sociólogo alemão. Com o estudo das praticas jurídicas teve seu Doutorado concluído em 1889, em seu trabalho de conclusão de curso abordou a tese sobre a história das companhias comerciais do período Medieval. Sempre esteve ligado à política desempenhando importantes papéis, sua postura teórica, vinda de sua formação e das heranças filosóficas.
O tema que permeou a maior parte do conjunto da construção teórica Weberiana foi ligada á necessidade de compreensão do capitalismo, e o processo de racionalização da vida humana. Onde Weber entendeu que a racionalização era de fundamental importância para a compreensão do mundo moderno.
A obra Economia e Sociedade, de 1922, A ética protestante e o espírito do capitalismo, de 1905, compõem o núcleo central do trabalho de Weber. Seu ponto de partida metodológico consistiu na análise de informações que revelaram existir, entre os setores empresariais e de mão-de-obra especializada. Onde sua obra comprovou demonstrar que estava em curso o surgimento de uma peculiaridade histórica do mundo moderno: a formação de um novo tipo de mentalidade racional, vinculada à lógica organizacional do capitalismo e contrária ao caráter contemplativo característico do comportamento católico. No entendimento Weberiano, o relacionamento entre as esferas da religião e sociedade não se estabelece pela via institucional. As relações entre esses âmbitos se daria por meio dos valores, e que seriam internalizados e pelos indivíduos e convertidos em motivação para a sua ação social.
A formulação sociológica Weberiana é, em geral, denominada de compreensiva em virtude do esforço interpretativo que ele realiza, voltado para a compreensão do passado histórico e de sua repercussão nas características peculiares de cada sociedade.
Segundo Weber, a ação social é representada por tipos ideais e é caracterizada de quatro modos distintos, a partir de motivos orientados ora pela tradição, ora por interesse