Sintese Gestão de Pessoas
Síntese
Samamambaia-DF 2013
GESTÃO DE PESSOAS
A obra de Antônio Gil trata do início e o desenvolvimento da gestão de pessoas. De acordo com a conceituação, é uma função gerencial que visa à cooperação das pessoas atuantes nas organizações, para o alcance dos objetivos tanto organizacionais, quanto individuais. Essa nomenclatura substituiu o termo “Administração de Recursos Humanos”, bem como, o vocábulo “funcionários” que passou a ser “cooperadores” ou “parceiros”. É através dessa, e outras mudanças que começou a Gestão de pessoas.
A Administração cientifica (1856-1915), surgiu com as experiências realizadas por Frederick Taylor. O objetivo principal desse sistema era reduzir o tempo consumido, simplificando assim, os movimentos exigidos para a execução das tarefas. O taylorismo trouxe como consequência, mudanças comportamentais dos empregados e empregadores visando o lucro.
Henri Fayol formulou a doutrina administrativa que passou a ser conhecida como fayolismo, que atribuiu aos subordinados uma capacidade técnica, que se exprime nos princípios: conhecer, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Ainda nesse sentido, Henry Ford (1863-1947) contribuiu para o desenvolvimento da Administração Científica, ele afirmava que para diminuir os custos, a produção deveria ser em massa, aparelhada com tecnologia e os trabalhadores deveriam ser altamente especializados, realizando cada operário uma tarefa, sendo bem remunerado e a jornada de trabalho menor para aumentar a produtividade dos operários.
Em 1927, iniciou- se um estudo na Fábrica Western Electric, no