Sintese Don Estagio E Docencia
UNISAL - Lorena
Curso: Licenciatura em História – 2015
Série: 3º. Ano / 5º. Período
Disciplina: Estágio Supervisionado
Nome do (a) aluno (a): Daiana de Fatima Evangelista Florentino
Analise critica e citações com ideias centrais do texto Estágio e Docência de Selma Garrido e de Maria Socorro Lucena Lima.
Pag. 6- “Enquanto campo de conhecimento, o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas”.
Pag. 7- “Para desenvolver essa perspectiva, é necessário explicitar-se os conceitos de prática e de teoria e como compreendemos a superação da fragmentação entre elas a partir do conceito de práxis, o que aponta para o desenvolvimento do estágio como uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade”.
Pag. 7- “Muitas vezes nossos alunos aprendem conosco, observando-nos, imitando, mas também elaborando seu próprio modo de ser a partir da análise crítica do nosso modo de ser. Nesse processo escolhem, separam aquilo que consideram adequados, acrescentam novos modos, adaptando-se aos contextos nos quais se encontram”.
Pag. 12- “Portanto, no estágio dos cursos de formação de professores, compete possibilitar que os futuros professores se apropriem da compreensão dessa complexidade das práticas institucionais e das ações aí praticadas por seus profissionais, como possibilidade de se prepararem para inserção profissional. É, pois, uma atividade de conhecimento das práticas institucionais e das ações nelas praticadas”.
Pag. 14- “Mas também e, em especial, na possibilidade de os estagiários desenvolverem postura e habilidades de pesquisador a partir das situações de estágio, elaborando projetos que lhes permitam ao mesmo tempo compreender e problematizar as situações que observam”.
Pag. 21- “Ou seja, o estágio assim realizado permite que se traga a contribuição de pesquisas e o