Sintese de engenharia
Os engenheiros durante sua atividade profissional, estão cercados de informações, que devidamente reunidas, ordenadas e bem trabalhadas, podem ser transformadas em algo prático. Na engenharia, vemos a atividade de resolver problema como síntese da importância desta, mas antes de disto é necessário também identificar, encontrar e criar problemas acerca de algo, é preciso crias questões para que se possa construir respostas. Estas atividades em prática podem resultar na elaboração de um novo projeto, sistema ou produto, bem como na melhoria de um pré-existente.
O projeto na engenharia pode ser visto como a união da ciência com a arte, onde a primeira diz a respeito da aplicação dos conhecimentos na prática e a segunda a respeito da experiência e dedicação, que podem ser aprimoradas. Em sim, o projeto é um planejamento para se alcançar objetivos dentro de metas estipuladas de orçamento e tempo, ou seja, estabelecer procedimentos para resultarem em algo concreto. Podemos caracterizar dois tipos de projeto, o de inovação e o de evolução.
Várias fases compõem o processo solucionador de problemas, ou seja, o surgimento de algo novo através do projeto. Primeiramente é necessária a identificação de uma necessidade, que muitas das vezes surge da insatisfação com a situação atual de algo. Logo após isto, é preciso definir o problema, que é semelhante a primeira fase, porém é mais especifico e propõe uma questão concreta, sendo este considerado crítico, pelo motivo de que a partir desta definição que as soluções serão buscadas. A terceira fase, é a coleta de informações, que devem ser feitas de acordo com cinco pontos: Dados de entrada e saída, condicionantes de entrada e saída, critérios (levar em consideração o que deve se priorizar), utilização e volume de produção. A quarta fase é a concepção da solução, onde se deve expor os possíveis resultados acerca de nossa necessidade, geralmente as soluções expostas nessa fase, são parciais e