Teoria da administração
Psicologia: Ciência, Disciplina Acadêmica, Profissão.
Três posições fundamentais. * O Behaviorismo, ou teoria do estimulo ou resposta (S - R). * A psicologia de Gestalt e a teoria de campo. * A psicanálise. O Behaviorismo é o ramo da psicologia que estuda o comportamento. O Behaviorismo desenvolveu na psicologia dos dias de hoje o estimulo e da resposta ou psicologia de S – R.
Psicologia da Gestalt e a teoria de campo, estuda a organização do processo mental. Nossa experiência depende dos modelos (estruturas) que os estímulos despertam na organização da nossa experiência.
Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, embora derivada desta, desenvolvido por Sigmund Freud.
Freud, médico neurologista austríaco, propôs este método para a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas: * um método de investigação da mente e seu funcionamento; * um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano; * um método de tratamento psicoterapêutico.
Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia; a psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.
Em linguagem comum, o termo "psicanálise" é muitas vezes usado como sinônimo de "psicoterapia" ou mesmo de "psicologia". Em linguagem mais própria, no entanto, psicologia refere-se à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela, ou seja, ao trabalho terapêutico baseado no corpo teórico da psicologia como um todo, e psicanálise refere-se à forma de psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud; psicanálise é, assim, um termo mais específico, sendo uma entre muitas outras formas de psicoterapia. *