Sintese da RCNEI 3 Musica e Artes visuais
Este documento é fruto de um amplo debate nacional, no qual participaram professores e diversos profissionais que atuam diretamente com as crianças, contribuindo com conhecimentos diversos provenientes tanto da vasta e longa experiência prática de alguns, como da reflexão acadêmica, científica ou administrativa de outros. Ele representa um avanço na educação infantil ao buscar soluções educativas para a superação, de um lado, da tradição assistencialista das creches e, de outro, da marca da antecipação da escolaridade das pré-escolas. O Referencial foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. (Brasil, 1998).
Introdução
Apresentamos a seguir uma síntese do Referencial Curricular Nacional ara a Educação Infantil, volume 3, do capitulo de Musica (p. 45 – 79) e Artes Visuais (p. 85 – 112), e em consiste orientações que pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças brasileiras, favorecendo a construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e seus familiares nas diferentes regiões do país.
Música A música atende a vários objetivos, tem sido suporte para atender vários propósitos no desenvolvimento da criança, como: Formação de hábitos, atitudes e comportamento, memorização de letras e números, a trabalhar os movimentos corporais de forma mecânica e estereotipada, desenvolvimento motor, auditivo, rítmico com instrumentos.
Existe uma defasagem entre o trabalho realizado na música e nas demais áreas do conhecimento. A música está presente em diversas situações na vida da criança. Hoje o que é preservado é o fazer e ensinar por imitação e