A arte indigena
Licenciatura em Arte
A ARTE NA EDUCAÇÃO INDIGENA
Orientador: Maria Lucimara dos Santos
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CURITIBA
2013
RESUMO
O presente estudo trata sobre a o Ensino da Arte nas Escolas Indígenas: uma análise a partir das concepções do Referencial Curricular Indígena que é uma espécie de bíblia para a escola indígena, baseada também em pesquisa bibliográfica e em sites na internet. Buscou-se, também, identificar como deve ser trabalhada a disciplina de Arte na escola indígena, a valorização, importância do artesanato produzido pelo povo Guarani. O estudo começa abordando, na revisão da literatura, o entendimento de vários autores sobre o estudo de arte, características aspectos históricos, e a importância desses produtos para essas pessoas. A arte indígena é a mais representativa das tradições da comunidade em que se está inserido do que da personalidade do individuo que a faz, por isso a variação de uma comunidade indígena para a outra.
Palavras-chave: Arte indígena, ensino da Arte.
1 INTRODUÇÃO
A arte está presente em todas as culturas do mundo: nas culturas que existem hoje ou que existiram em tempos passados. Desde épocas mais antigas, os povos cantavam, dançavam e produziam pinturas, gravações e esculturas. As figuras, gravadas e pintadas nas paredes de grutas e cavernas (arte rupestre), representavam imagens de pessoas, cenas de caça e de dança, além de outros motivos que faziam parte da vida cotidiana e religiosa dessas sociedades. Ainda hoje é possível apreciar muitas dessas pinturas, as quais servem de referência para estudos sobre os modos de vida e a cultura de populações que viveram há milhares de anos atrás.
Assim, quando estudamos a arte dos povos antigos, é possível também identificar a arte produzida por povos indígenas, considerando cada particularidade. Neste sentido, cada povo indígena tem uma maneira própria de