Síntese do rcnei vol. 3: artes visuais e música
Unicsul - Analia Franco- SP
Professor : Pascoal
Síntese do RCNEI Vol. 3: artes visuais e música
MÚSICA
O RCNEI VI de música visa atender diversos propósitos, dentre eles destaca-se a formação de hábitos, atitudes e comportamento das crianças. O documento mostra que se devem usar materiais de qualidade a fim de desenvolver a audição, o domínio rítmico e motor. Pois com instrumentos de baixa qualidade não chegarão a uma qualidade sonora boa.
É possível observar que além do desenvolvimento motor o trabalho com música na Educação Infantil, visa garantir a vivência e refletir sobre a música. Podendo desenvolver diversas habilidades, elaboração de conceitos e formulação de hipóteses.
A música é dividida da seguinte maneira:
• Produção;
• Apreciação;
• Reflexão.
O ambiente sonoro faz com que as crianças iniciem a musicalização de maneira intuitiva. Dependendo do tipo de música, os bebês podem ficar agitados ou calmos. Pois estão sempre atentos a qualquer som produzido. Fazendo com que eles explorem o som, conhecendo cada vez mais os instrumentos utilizados.
Quando bebê a criança se expressa de maneira intuitiva e afetiva ou pela exploração dos instrumentos. A partir dos três anos inicia-se o movimento, através do desenvolvimento motor e rítmico.
O FAZER MUSICAL
É o tipo de expressão que ocorre por meio da:
• Improvisação: que possibilita o exercício criativo de situações musicais e desenvolvimento da comunicação;
• Composição: são estruturas que sofrem variações em cada interpretação;
• Imitação: trabalho de interpretação.
APRECIAÇÃO MUSICAL
Refere-se a audição e interação com musicas diversas.
CRIANÇAS DE 0 À 3 ANOS
Através deste meio, o conteúdo deve priorizar o desenvolvimento de comunicação e expressão, com programas de fazer e apreciação musical. Por meio da:
O FAZER MUSICAL
Neste estagio há o desenvolvimento da percepção do bebê e o professor deve ter atenção quando eles cantam. É preciso que brinque e dance com