Sintese da influência da abordagem clássica nos dias atuais
Universidade Veiga de Almeida
Teoria das Organizações
Aline Rocha Bernardo Costa Graduanda em Ciências Contábeis Prof Dr Renato Veloso
Síntese da Influência da Abordagem Clássica nos Dias Atuais.
A abordagem clássica da administração é o passo inicial para a revolução das organizações e o principal ponto de partida é Frederick Winston Taylor (1856-1915) já no fim do século XIX e início do século XX. A partir de Taylor, começaram a surgir outros grandes colaboradores da Abordagem Clássica como Henri Fayol ( 1841-1925), Max Weber (1864- 1920) e Henry Ford (1863-1947).
Neste projeto serão destacadas as principais idéias de cada um desses revolucionários e também, será ressaltada toda a influência de seus fundamentos nos dias atuais.
Taylor e Ford possuíam algumas características em comum, ambos possuíam a idéia concentrada no serviço, na racionalização e na diminuição do tempo por tarefa. Possuíam uma visão “de baixo para cima”, entendiam a empresa a partir da tarefa pois ambos eram engenheiros.
Para Taylor a Administração Científica possuía quatro princípios:
• Estabelecer uma ciência de produção;
• Treinar e selecionar trabalhadores;
• Aplicar essa ciência para tarefas operativas;
Construir um sistema de cooperação e gerência para alcançar seus objetivos.
Por outro lado Fayol – que também se preocupava com o desempenho da organização - possuía o entendimento por parte da gerencia (cúpula) observando com mais clareza a estruturação e funcionamento da organização, uma visão de “cima para baixo”.
E por fim, Weber é o autor fundador da teoria burocrática das organizações. Weber defende a idéia de uma organização formal, que possui regras. Entende a organização como um grupo