Teorias da administração
1. Teorias da Administração
As teorias da administração são de fundamental importância no processo administrativo porque elas guiam as decisões de administração, dão forma a nossa visão das organizações, nos conscientizam do ambiente empresarial e são uma fonte de novas idéias (MARIAH, 2007).
1.2. Administração Uma Habilidade Humana
Robert L. Katz (apud. STONER, 1999) a administração nada mais é do que a condução nacional das atividades de uma organização.
A administração trata do planejamento da organização, ou seja, da estruturação, da direção e do controle de toas às atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorrem dentro de uma organização (CHIAVENATO, 2000).
A Teoria Geral da Administração é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada. Em seu estudo MEIRELES (2003), classifica três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: a habilidade técnica, a humana e a conceitual.
Conforme CHIAVENATO (2000) são essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na administração das empresas.
A administração é uma habilidade humana pelo fato de que a sociedade gira em torno das organizações, que por sua vez são formadas por pessoas e produzem bens e serviços. As pessoas nascem, vivem e morrem dentro de uma organização e a sua gestão é indispensável para a sua existência e sobrevivência e da vida em comunidade. Por esse motivo a administração tornou-se uma das mais importantes áreas de atividade humana (CHIAVENATO, 2000).
1.2.1. Habilidade Técnica
A habilidade técnica consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas especificas, por meio de experiências e educação, muito importante para o nível operacional (CHIAVENATO, 2000).
Essas