Sintese Critica
O texto se faz referência à capacidade do homem fazer, relacionar-se e posicionar-se diante ao conhecimento, com o intuito que façamos uma reflexão sobre a ordem atual de conhecimento, de como ele está vinculado preferencial mente à ciência e técnica, vendo como ela pode interferir na nossa historia e determinar como será nosso futuro. Contudo devemos nós nos atentar a não ser submisso ao sistema, e não nos deixar levar pra o progresso aceitando os dados científicos com fundamentos políticos, podendo e devendo nos posicionar de maneira reflexiva e critica a respeito de nossas decisões.
QUAL A NECESSIDADE DO CONHECIMENTO?
O homem se difere dos outros seres pela por sua capacidade de aprender, possuir razão e usar a sua racionalidade, com isso ao entrarem em contato com a realidade eles a assimilam para o seu contexto e se mostram nessa interpretação, eles nascem como serem pensantes juntos com aquilo que pensam e conhecem, assim, se estrutura o conhecimento no processo histórico. O conhecimento é a forma de esta no mundo, e o processo do mesmo mostra ao ser homem que ele não é algo pronto.
POSSIBILIDADES EM RELAÇÃO AQO CONHECIMENTO
O homem tem a capacidade de fazer, usar e posicionar-se perante o conhecimento, o fazer conhecimento se relaciona em estar despojado de certezas em relação à realidade e que deve está preparado não só pra reavaliar uma verdade mais avaliar a própria capacidade de conhecer. Quando se usa algo que já está pronto, não exercita a capacidade de renovação de visões da realidade, ficando estacionário perdendo a possibilidade de conhecer, toda utilidade publica propõe um consumo de conhecimento.
Posicionar-se sobre o conhecimento não é só se integrar ao resultado de fazer, mas também do uso que se faz o conhecimento, e mais esse posicionamento critico implica