Sinopse jornais
HOJE SEGUNDA-FEIRA – 17 DE JANEIRO DE 2011
O GLOBO - Estado decreta calamidade em sete cidades... Enquanto ainda há áreas ilhadas na Região Serrana, novas chuvas provocaram ontem mais deslizamentos em Petrópolis e Friburgo e deixaram pelo menos três mortos em Brejal, um subdistrito de Itaipava, cinco dias após a tragédia que já soma 631 mortes e 133 desaparecidos. A previsão é de mais chuvas ate quinta-feira.
FOLHA DE S. PAULO - Controladoria-Geral da União solicitou devolução; ligado ao Ministério da Saúde, órgão é chefiado pelo PMDB desde 2005... Auditorias feitas pela CGU (Controladoria-Geral da União) entre 2007 e 2010 revelam que a Funasa, ligada ao Ministério da Saúde, foi vítima de desvios que podem ultrapassar a cifra de meio bilhão de reais, relata Bernardo Mello Franco.
O Estado de S. Paulo - Falta de coordenação afeta ajuda a desabrigados no Rio... Problemas de organização atrasam resgate de vítimas e distribuição de donativos.
JORNAL DO BRASIL - A encosta virou museu... Verba de R$ 24 milhões do estado, que poderia ter sido aplicada em obras de contenção, foi para a Fundação Roberto Marinho a pretexto da construção do Museu do Amanhã.
CORREIO BRAZILIENSE - Brasília sem alerta contra temporais... O Distrito Federal não dispõe de um sistema de alerta preventivo contra temporais. Na iminência de uma chuva forte, a Defesa Civil consegue avisar os meios de comunicação locais, mas não tem como contatar as 26 áreas de risco espalhadas pelo DF.
VALOR ECONÔMICO - Governo vai atuar para proteger saldo comercial... "Estupefato" com o avanço da China e outros países asiáticos no comércio internacional, o novo ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, anuncia: o governo terá "uma política mais proativa" para proteger o saldo positivo no comércio exterior, e tomará iniciativas de defesa comercial sem esperar provocação do setor privado.
ESTADO DE MINAS - Grandes projetos criam mais de 60 mil empregos em