Kin Ki-Duk
Programação:
Dia 04/04 – Manhã cinzenta (1969)
Direção: Olney São Paulo
Sinopse: Manhã cinzenta aborda um golpe de estado num país imaginário da América Latina, no qual os estudantes assumem o poder. O filme aborda de maneira pioneira a questão do movimento estudantil no Brasil em 1968. Foi a primeira produção brasileira a ganhar o prêmio Obernhausen, na Alemanha Oriental. 21 minutos.
Debatedores:
Ilya São Paulo – Ator e filho de Olney São Paulo
Jussara Ribeiro de Oliveira – GNTM
Ronaldo Agnaga – GNTM
Dia 11/04 – Os 15 filhos (1996)
Direção: Maria de Oliveira Soares e Marta Nehring
Sinopse: Reúne depoimentos de filhos de militantes políticos de esquerda que nasceram ou viveram sua infância no período da ditadura militar. 20 minutos.
Vala comum (1994)
Direção: João Godoy
Sinopse: A partir de uma vala comum clandestina, encontrada no Cemitério de Perus (SP), um passado mantido oculto emerge para exumar parte da história recente do país. 30 minutos.
Debatedores:
Cecília Coimbra – UFF e GNTM
Marcelo Henrique da Costa – UFRJ
Dia 18/04 – Nunca fomos tão felizes (1984)
Direção: Murilo Salles
Sinopse: Um rapaz é retirado de um colégio interno por seu pai, e é acomodado num grande apartamento temporariamente. Ele pouco sabe sobre a vida do pai — militante político perseguido pela polícia do regime militar —, e começa a investigar o mistério que o cerca. Cláudio Marzo e Suzana Vieira estão no elenco. Baseado no conto Alguma coisa urgentemente, de João Gilberto Noll, ganhou os prêmios de melhor filme no XVII Festival de Brasília e no XII Festival de Gramado bem como o Leopardo de Bronze do Festival de Lacano, na Suíça. 91 minutos.
Debatedores:
Victor Hugo Adler Pereira – Uerj
Myriam Vieira Carvalho Naves – Uerj
Alcione Araújo – Roteirista do filme
Dia 25/04 – Que bom te ver viva (2001)
Direção: Lúcia Murat
Sinopse: Os desejos e os traumas de uma personagem anônima intercalam-se com os depoimentos de oito