Orações subordinadas
1-Quando se apresentam os detalhes de um objeto.
CONCEITO:
DESCRIÇÃO é a representação de detalhes, aspectos e características de um objeto (coisa, fato, pessoa, paisagem, etc.) através da palavra.
Esta representação tem por finalidade individualizar o objeto: por isso, é necessário realçar os detalhes caracteris- ticos, isto é, aqueles que diferenciam o objeto A do objeto B.Os elementos comuns aos seres da espécie não interes - sam :todos sabemos que o boi tem quatro patas , duas orelhas e um rabo caído, Original seria o boi que tivesse outro
número de patas ou fosse coxo da perna traseira esquerda, por exemplo ;ou tivesse uma orelha cortada, ou fosse privado de cauda.
Nota-se, todavia, que original não é só o insólito; original pode ser também a forma de descrever o comum, original pode ser também o colorido e a vida emprestados ás coisas
CLASSIFICAÇÃO
Uma descrição deve ter fundamentalmente estas qualidades:
a) Sendo cientifica a descrição deve retratar fielmente o objeto.Por exemplo: um fenômeno físico ou químico, uma figura geométrica devem ser retratados como são na realidade e não como o observador imagina serem.
Quando, porém, a descrição é literária, não deve ser mera cópia como uma natureza-morta. Deve ser viva e dinâ-
Mica, ou seja, ter vida e movimento. Isto se consegue personificando elementos, usando verbos em sentido figurado
Intercalando rápidas informações históricas, empregando adjetivação sugestiva, criando detalhes. É importante dei- xar oportunidade para o leitor participar do trabalho de criação.
b) A descrição deve representar as partes do objeto, preocupada, todavia, com o todo. Portanto, realçar sempre a relação existente entre as partes.
c) O vocabulário deve ser adequado. As palavras devem estar no sentido exato. Cada detalhe possui um nome. Se não sabemos, devemos pesquisar;as enciclopédias e