Sinopse BIM
TÉCNICAS AVANÇADAS DE INFORMÁTICA EM ARQUITETURA1
Thomas Hewald Desterro Soares2
Raoni Muniz Pinto3
1. DESCRIÇÃO DO CASE
A tecnologia BIM surge como um novo paradigma para Arquitetura, Engenharia e Construção. Ela não apenas cria novas ferramentas para o desenvolvimento de projetos, mas também visa alterar todo o processo de desenvolvimento projetual, gerando um grande desafio de adaptação a todas as empresas do setor. O BIM inaugura uma nova era tecnológica para o desenvolvimento de projetos para construção civil e veio mudar radicalmente as relações entre todos os atores envolvidos neste processo.
Neste contexto a arquiteta ludovicense Ana Almeida, pressionada por uma carteira de clientes formada, sobre tudo, por grandes empresas nacionais, busca informações sobre a tecnologia, a viabilidade, ganhos e formas de implementa-la no seu escritório. Os alunos de Arquitetura e Urbanismo da UNDB foram convidados a participar como consultores neste processo.
A arquiteta leu alguns artigos a respeito, porém desconhece de maneira geral a nova tecnologia. Alguns clientes e empresas terceirizadas que trabalham diretamente com o seu escritório, começaram a trabalhar com o BIM e a incentivaram a fazer o mesmo. A equipe de Ana também desconhece a tecnologia e nunca teve experiência com o seu uso. Necessitando uma rápida renovação e capacitação, a arquiteta contratou o trabalho de consultoria como forma de conhecer a tecnologia e implanta-la no processo de trabalho do seu escritório. Os consultores terão que apresentar e defender o BIM além de elaborar estratégias para sua implementação no escritório da arquiteta.
O desafio da transição para a tecnologia BIM não se resume apenas ao aprendizado de um novo software. Como dito, o impacto desta mudança recai sobre a forma de trabalho e de criação dos profissionais envolvidos. Considera-se também o risco de isolamento de mercado, visto que o uso da tecnologia ainda é restrito a uma pequena