INTERAÇÃO MUSICAL:
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E LAZER ___________________________________________
DOCENTE:
Prof.ª PAULO DAVID
DISCENTE:
ADEMIR AUGUSTO DA SILVA
INTERAÇÃO MUSICAL:
NUMA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A PARTIR DE UMA REALIDADE DE APAE
CARUARU/PE
2013
PROJETO
1. ÁREA DE ESTUDO: Desenvolvimento cognitivo e Música
2. RECORTE TEMÁTICO: Interatividade com alunos com necessidades especiais da Apae (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) de Agrestina.
3. PÚBLICO-ALVO: Crianças e jovens portadores de necessidades especiais.
4. CARGA-HORÁRIA: 3 horas.
5. APRESENTAÇÃO: Este projeto tem por finalidade a implementação de uma atividade músical, capaz de desenvolver uma interação essencial para o desenvolvimento cognitivo e a socialização dos alunos portadores de necessidade especiais na APAE Agrestina.
6. CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA DE ESTÁGIO: Sendo o estágio uma pesquisa, com a experiência em vivenciar o dia-a-dia dos alunos e da sala de aula, buscou-se com esse projeto fazer desenvolver um modo de interação com as crianças na sala de atendimento psicopedagógico que é um espaço não formal, na Apae de Agrestina, que através da proposta e de observações, o grupo constatou que é gratificante participar de uma educação inclusiva, lúdica, com crianças e jovens portadores de necessidades especiais e assim, formar uma nova perspectiva da prática pedagógica.
7. JUSTIFICATIVA:
Partindo do pressuposto de que a interatividade, tem por finalidade a inserção de crianças portadoras de necessidades especiais num ambiente lúdico sonoro capaz de promover o relaxamento e minimização das conseqüências danosas de cada especificidade vivenciada no espaço escolar e de atendimento psicopedagógico.
Com base nessa problemática, surge a necessidade de auxiliar estas entidade contribuindo na aplicação de didáticas que trabalhem com a capacidade do aluno