O fazer musical e a apreciação musical
A música é uma arte, e ao mesmo tempo, uma linguagem que está presente de uma forma muito próxima na vida do ser humano capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio e está presente no nosso dia a dia e em todas as culturas.
A música deve ser desenvolvida na escola com um objetivo pré-estabelecido, visando o desenvolvimento global da criança, através da música os seres humanos analisam seus conflitos de forma comparativa, apropriam-se do mundo em que vivem, desenvolvem a criatividade e socializam-se.
A música não deve ser usada como artifício para acalmar as crianças, apaziguar comportamentos ou simplesmente para alegrar o ambiente, ela deve ser explorada na sua totalidade. Por isso é necessário que o professor desenvolva a música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática. Devemos dar à criança a oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando som.
O indivíduo desenvolve sua musicalidade na interação com o meio em que vive, onde se desperta a curiosidade pelo material sonoro. Os bebês, quando fazem diversas formas de som, estão explorando, aprendendo e ampliando as formas de usar a voz.
De acordo com os RCNEIs o trabalho com música na educação infantil deve organizar-se de forma que sejam trabalhados o fazer musical e a apreciação musical.
O fazer musical acontece quando há interação entre a música e o ser, é uma forma de comunicação e expressão que se dá por meio da improvisação, da composição e da interpretação.
O fazer musical se dá através da exploração e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo e materiais diversos, através da interpretação de músicas e canções diversas que desenvolvam memória musical e em participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Os conteúdos relacionados ao fazer musical deverão ser trabalhados em situações lúdicas, fazendo