DESAFIO PROFISSIONAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE HISTÓRIA
DESAFIO PROFISSIONAL
FELIPE NUNES
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Leitura e Produção Textual”, “Desenvolvimento Pessoal e Profissional” e “Tecnologias Aplicadas à Educação” do 2º Bim/2014, sob orientação do tutor Luís Gustavo Martins de Souza.
TAUBATÉ
2014
I – Introdução
Não me poupeis, pois, neste instante,
Prospetos, máquinas, painéis.
(Goethe)
Atualmente o Brasil é a quarta nação do mundo em número de “nativos digitais”, segundo dados compilados pela União Internacional de Telecomunicações, agência da ONU dedicada a temas relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Esses “nativos digitais” são jovens de 14 a 24 anos que utilizam a Internet a mais de quatro anos seguidos. Também somos o país em maior tempo de permanência na Internet. O número de celulares com acesso à Internet no Brasil também é maior que o próprio número de habitantes que são mais de 250 milhões de celulares com acesso à Internet. Mesmo na periferia das grandes cidades os jovens já vivem a realidade de estarem conectados e manusearem smartphones com conteúdo interativo. Acessam as redes sociais, postam fotografias, enviam os chamados “torpedos” e mantém uma via de comunicação com seus amigos através de novas tecnologias.
Em decorrência desse panorama, a ONG Esperança criou o projeto “Esperança com tecnologias para a educação”, que visa o uso de novas tecnologias que serão aplicadas diretamente à educação e capacitação docente em sua sede, com a criação de uma sala temática, focada no ensino de história, mormente a História das Grandes Civilizações.
Abordamos neste contexto, o uso de recursos tecnológicos para o ensino, que permitirá acesso a um novo mundo de conhecimento por parte da comunidade, alunos beneficiados pela ONG e docentes que ali exercem seu trabalho social. A introdução das TICs no