Sinonímia
1. INTRODUÇÃO
2. Sumário
3. Conclusões
4. Bibliografia
Chilibar Laura Grandea Suzana Elena Estrutura da língua, 3º ano
1. A relação de sinonímia, entendida como equivalência ou identidade, é uma relação de implicação bilateral e simérica, e assenta na partilha de propriedades definitórias e funcionais em comun.
A sinonímia pode ser dada uma definição referencial, uma definição em termos de abrangência das ocorrências e da correspondência signiticativa entre os lexemas.
A sinonímia é a relação entre palavras de significado semelhante, como por exemplo entre \bonito\ e \lindo\ ; entre \alfabeto\ e \acecedário\ ; entre \preto\ e \negro\. Estas palavras de significado semelhante chamam-se Palavras Sinonímas ou simplemente Sinonímos. Assim, \bonito\ e \lindo\ são sinonímos, porque têm o mesmo significado.
A sinonímia é considerada mais uma questão de texto (sentido) e de `parole` o que de língua.
Exemplos
São sinônimos perfeitos os vocábulos que têm significado idêntico.
Morrer – Falecer
Após – Depois
Bonito – Belo
Léxico – Vocabulário
Avaro – Avarento
Escarradeira – Cuspideira
São sinônimos imperfeitos os vocábulos cujos significados são próximos, porém não idênticos.
Gordo – Obeso
Belo – Formoso
Cidade – Município
Feliz – Alegre
Débil – Fraco
Distante – Afastado, Remoto
Cômico – Engraçado
Córrego - Riacho
2. a) Segundo Lyons (1979)
Os valores afetivos inerentes a um lexema não se separam na linguagem cotidiana; associações afetivas se superpõem frequentemente ao chamado significado intelectual. Não há uniformidade conceitual no tratamento da distinção entre sinonímia cognitiva e sinonímia não-cognitiva. Lyons (1979) julga preferível restringir o termo sinonímia a o que os semanticistas chamam sinonímia cognitiva. Vale salientar