SINGER, Paul. O que é Economia. São Paulo: Contexto, 1998.
Indicação bibliográfica:
SINGER, Paul. O que é Economia. São Paulo: Contexto, 1998.
Resumo:
O livro trata de toda a economia em si, desde o significado do termo até a contextualização da palavra na história.
O autor explica didaticamente em seis capítulos (mais o adendo):
• Os vários significados do termo "economia": não só o sentido de economizar, mas também a ampla gama de atividades que compõem a “economia” de um país, além da própria ciência que sistematiza o conhecimento sobre o tema.
• A economia como atividade: aqui entram temas como marxismo (social), marginalismo (individual), no qual o autor explica como funciona a economia enquanto a divisão social do trabalho.
• A economia como ciência: O assunto abordado neste capítulo trata de comentar sobre a economia política que não é especificamente econômica, mas que envolve questões sociais e políticas.
• A regulação pelo mercado do modo de produção capitalista: Aqui fala-se de empresas, mercadorias, força de trabalho, lucros, uso do dinheiro, demanda solvável, lei da oferta e procura.
• Um pouco de história da economia: Desde a escravatura e sua abolição, a força do capitalismo durante o século XIX, a democracia avançando no século XX, as Guerras Mundiais, o “socialismo-real” (Cuba, China, Angola, Moçambique, Vietnã). A evolução política trouxe grandes mudanças aos sistemas econômicos. O Estado do Bem-Estar Social (pós-guerra). A doutrina de Keynes (1931) microeconomia e macroeconomia. Todos os conflitos por causa da inflação.
• Os temas contemporâneos da economia: Depois de contextualizar a evolução da economia, este capítulo aborda principalmente a escola keynesiana e o capitalismo de Marx, explicando assim vários fatores que contribuíram para uma inflação grandiosa e muitas vezes desenfreada.
• Adendo: Atualizações sobre o “socialismo realmente existente”, que a ex-URSS e demais países da Europa centro-oriental repudiaram. E sobre a inflação, com o