Sindromes
SÍNDROMES
ESQUIZOFRENIA E CLAUSTROFOBIA
Torres
2012
ALESSANDRA MATOS
ANA CAROLINA COLEGNESE
LAÍS TRIAS
MARIANA PAGNUSSATT
VITÓRIA MORAES
SÍNDROMES
ESQUIZOFRENIA E CLAUSTROFOBIA
Trabalho referente à disciplina de Biologia
Professor: Benedito Ataguille
Ano: 3ºano 2
Torres
2012
INTRODUÇÃO
Ao longo deste trabalho, podemos obter conhecimentos sobre a esquizofrenia, que é um distúrbio mental grave caracterizado pela perda do contato com a realidade, alucinações, delírios, etc.
A esquizofrenia interfere geralmente na capacidade da pessoa pensar com clareza, distinguir a realidade da fantasia, tomar decisões ou relacionar-se com os outros.
ESQUIZOFRENIA
A esquizofrenia afeta as moções, o pensamento, as percepções e o comportamento. Classicamente a distinção que Kraepelin fez entre esquizofrenia (demência precoce) e o transtorno bipolar (psicose cíclica) foi a possibilidade de recuperação dos cicladores, enquanto os esquizofrênicos se deterioravam e não se recuperavam. As pessoas com esquizofrenia sofrem de um desequilíbrio neuroquímico, portanto falhas na comunicação celular do grupo de neurônios envolvidos no comportamento, pensamento e senso-percepção. Com as modernas técnicas de investigação das imagens cerebrais os pesquisadores estão descobrindo áreas que são ativadas durante o processamento de imagens sejam elas normais ou patológicas. As pessoas com esquizofrenia parecem ter dificuldade na "coordenação" das atividades entre diferentes áreas cerebrais. Seria como se o cérebro possuísse vários curtos-circuitos e diferentes áreas tivessem maior dificuldade para trocar informações entre si, gerando erros no processamento e limitações cognitivas e emocionais. Isso explica, em parte, a vulnerabilidade dos pacientes ao estresse e sua dificuldade para lidar com situações que geram maior sobrecarga.
Estudos feitos com familiares mostraram uma correlação linear e direta entre o grau de parentesco e as