Sindrome de Tourette
Síndrome de Tourette
Roberta Hanke
Turma 304
Pelotas, 26 de Agosto de 2014.
Introdução: O seguinte trabalho apresenta o tema: “Síndrome”, o qual foi sugerido pelo professor, Filipe dos Santos Cardoso, coordenador da disciplina de Biologia. A intenção desse relato é explicar a Síndrome de Tourette, de modo que seja claro o suficiente para que, ao final dele tenha-se um entendimento básico do que é essa Síndrome, e como se deve agir corretamente com pessoas que apresentam esse problema.
Síndrome: é um conjunto de sinais e sintomas que define as manifestações clínicas de uma ou várias doenças ou condições clínicas, independentemente da etiologia que as diferencia.
Síndrome de Tourette
A síndrome de Tourette ou doença de Gilles de la Tourette é um transtorno neuropsiquiátrico hereditário que se manifesta durante a infância, caracterizado por diversos tiques físicos e pelo menos um tique vocal, que pode ser uma fungada, uma repetição de sílabas ou até mesmo de palavrões.. Os tiques (piscar os olhos, franzir a testa, balançar a cabeça, entre outros) são muito comuns. Entretanto, quando eles se instalam na infância e persistem por mais de um ano, pode ser um sinal da Síndrome de Tourette. A Tourette era considerada uma síndrome rara e bizarra, na maior parte das vezes associada à vocalização de termos obscenos ou afirmações depreciativas e socialmente impróprias (coprolalia), embora este sintoma se manifesta apenas numa pequena minoria de pessoas com a doença. A Tourette já não é considerada uma condição rara, embora nem sempre seja corretamente identificada, uma vez que a maior parte dos casos são moderados e a gravidade dos tiques diminui à medida que a pessoa atravessa a adolescência. Estima-se que entre 0,4 e 3,8% das crianças entre os 5 e 18 anos possam ter Tourette. A prevalência de outros transtornos