Artrópodes
João Vitor Damasceno Guerra / 7° Ano
Pesquisa realizada para a disciplina de ciências ministrada pelo professor Cícero
Manaus, AM
2014
2
Sumário
Introdução..........................................................................................3
Desenvolvimento.........................................................................4 a 6
Conclusão..........................................................................................7
Bibliografia.........................................................................................8
3
Introdução
Este trabalho abordará os artrópodes, principalmente os insetos, suas características em geral, seu sistema de digestão e seu sistema excretor.
4
Os Artrópodes
O filo Arthropoda (do grego, arthron = articulação + podos = pés) é o mais numerosos da Terra atual. Contém cerca de 1.000.000 de espécies conhecidas, o que é pelo menos quatro vezes o total de todos os outros grupos de animais reunidos. Além disso, possuem boa adaptação a diferentes ambientes; vantagens em competição com outras espécies; excepcional capacidade reprodutora; eficiência na execução de suas funções; resistência a substâncias tóxicas e perfeita organização social, caso das abelhas, formigas e cupins.
Características gerais
Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.) e corpo coberto com exoesqueleto formado por uma substância resistente e impermeável, chamada quitina. A quitina é um polímero nitrogenado de polissacarídeos, impregnada de camadas de cera. Em alguns, o exoesqueleto é reforçado pela deposição de carbonato de cálcio (calcário). O esqueleto cobre todo o corpo, menos nas articulações, formando, nos seguimentos corporais, verdadeiras placas. Ao crescer, os artrópodes precisam abandonar o