sindrome de down
Resumo:
O trabalho apresenta uma análise de fatores causais da síndrome de Down e sua patogênese, a uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par 21. Normalmente, os humanos apresentam em suas células 46 cromossomos, que vem em 23 pares. Crianças portadoras da síndrome de Down têm 47 cromossomos, pois têm três cópias do cromossomo 21, ao invés de duas.
Palavras-chave: Síndrome. Cromossomos. Down.
*Acadêmica do 2º Semestre de Psicologia da Faculdade de Quatro Marcos- FQM.
1. Introdução:
A Síndrome de down é uma condição genética, reconhecida há mais de um século por Jhon Langton Down que constituiu uma das causas mais frequentemente de deficiência mental, compreendendo cerca de 18% do total de deficiência mentais em instituições especializadas. Langdon Down apresentou cuidadosa descrição clinica da síndrome, entretanto erroneamente estabeleceu associações com caráter étnicos segundo a tendência da época chamou a condições inadequadamente idiota ou mongoloide.
Alem do atraso no desenvolvimento outros problemas de saúde podem ocorrer no portador da síndrome de Down: cardiopatia congênita cerca de 40% hipotonia 100% problemas de audição e visão, alterações na coluna cervical distúrbios na tireoide, problemas neurológicos, obesidade e envelhecimento precoce. Verifica-se que a prevalência da condição tem aumentado na população geral, com tratados como fisioterapia e fonodiologa mostram uma contribuição para melhor desenvolvimento e desempenho do portador de Down.
2. Desenvolvimento:
Segundo o livro Genética Humana e Clinica A síndrome de down é a mais frequente das síndromes de defeitos congênitos múltiplos associados e retardo mental sua incidência é de 1 a 2 afetados por mil crianças nascida vivas mais de um décimo dos retardos mentais matriculados em instituições espalhadas pelo mundo inteiro te síndrome de down.
Os sinais clínicos da síndrome decorrem principalmente de um atraso de