Sindrome de down
Índice
Introdução
Desenvolvimento
Trissomia 21
Causa
Características
Tratamento
Aprendizagem
A Importância da Educação Musical
Conclusão
Fontes de Pesquisa
Introdução
O Brasil tem 300 mil pessoas com a Síndrome de Down. Cerca de 1 em 800 bebês nascem com a Trissomia 21. Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo.
As diferenças de desenvolvimento decorrem de características como herança genética, educação e estímulos do meio ambiente.
A estimulação precoce desde o nascimento é a forma mais eficaz de promover o desenvolvimento dos potenciais da criança com síndrome de Down e a educação musical exerce um papel de grande importância para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança.
Trissomia 21
Causa: Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, total ou parcialmente.
Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune, que descobriu uma cópia extra do cromossomo 21.
Características: A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome é geralmente identificada no nascimento. Uma pessoa com a síndrome pode apresentar todas ou algumas das seguintes condições físicas: olhos amendoados, uma prega palmar transversal única (também conhecida como prega simiesca), dedos curtinhos, fissuras palpebrais oblíquas, ponte nasal achatada, língua protusa (devido à pequena