sindrome de down
Professora: Rosiléia
Acadêmica: Cleuzely Aparecida Corrêa do Prado
Curso Acadêmico: Pedagogia 6° Período
A Síndrome de Down (S D) é essencialmente um atraso no desenvolvimento, tanto das funções motoras do corpo como das funções mentais. Um bebê com Síndrome de Down é molinho, menos ativo, mais isto diminui com o tempo a criança vai conquistando, na medida em que ela for trabalhada em sala de aula. Embora mais tarde as outras crianças nas diversas fases do desenvolvimento.
A Estimulação Precoce proporciona ao educador para que observe, vendo o que ela faz com facilidade e o que ela tem mais dificuldade. Pois cada criança é única e individual, a estimulação deve ser realizada de acordo com que ela se representa e também com suas características.
Todas as crianças passam pela mesma fase do desenvolvimento, mesmo que a criança com Síndrome de Down seja um pouco mais lento em sua aprendizagem, ela irá ocorrer de forma semelhante a de outras crianças.
Em alguns momentos as crianças com a síndorme pode apresentar muitas dificuldades na aquisição em determinadas habilidades, por exemplo: a criança consegue se sustentar sozinha em pé e dando passos sozinhos sem apoio, tendo assim que ter uma pessoa apoiando a criança, sendo muito importante que ela seja estimulada para adquiri segurança e confiança.
O desenvolvimento é de 2 a 5 anos de idade , sendo a maioria das crianças já consegue sustentar a cabeça, rolar, sentar, ficar de gato e possivelmente ficar de pé e ate mesmo dar uns passos. Ela é capaz de sorrir, procurar sons e pessoas para se comunicar de algum modo. Seja esta comunicação por olhares, gestos ou palavras. Podemos observar que a criança passou por vários estágios de pouca atividade, para outro de grande atividade, sendo então que a conquista foi gradual da independência.
O primeiro ano de vida a criança adquire a capacidade de ficar sentada, explorando o mundo nesta posição. Passando esta fase a criança vai aos poucos