LEITURA NA INFANCIA
“Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, em uma espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela”, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do curso Educação Infantil – Literatura Infantil e Contação de Histórias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Como fonte de prazer e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola. O contato com leituras traz o necessário e saudável hábito de gostar dos livros. Não adianta “ler por ler” sem compreender ou sem interesse. Interpretar é um processo contínuo de exercício mental. É um processo que se aperfeiçoa e se constrói ao longo dos anos.
A leitura de todos os tipos de textos deve ser aperfeiçoada todos os dias. Leitura não é apenas a dos textos escritos: músicas, cartazes, propagandas, avisos, manchetes, pessoas, sons, cores, entre outros, é preciso que se leia de tudo, que se leia muito, inclusive, expressões, gestos, sensações e sinais.
O hábito de leitura
A leitura eventual não é um verdadeiro hábito de leitura. A leitura deve, sim, ter uma presença constante na vida da pessoa. Considerando ainda que um hábito é adquirido, não se nasce com ele. Por isso, é fundamental o incentivo à leitura para que o hábito de leitura seja adquirido pela criança.
Criando o hábito de leitura
É muito importante para o homem saber ler. E que, para que a humanidade avance, é necessário não apenas decifrar o código escrito, mas, a partir