CONTÁBEIS
A partir do momento em que os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia (atual Iraque), os homens começaram a registrar os seus patrimônios e os primeiros livros contábeis foram escritos em papiros (tipo de folha antecessora ao papel).
D – foram os fenícios que desenvolveram as bases de trocas monetárias, a partir disso os registros foram simplificados com o uso deo símbolos.
E – O reinado que se expandiu pela Europa, norte da Africa, e Oriente médio , disseminando o sistema jurídico de contabilidade organizado, foi o reinado dos Romanos.
F – frade franciscano e contribuiu para a contabilidade com uma obra que contem o método da spartilas dobradas.
G- Este método reza que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.
I A história da Contabilidade no Brasil iniciou-se a partir da época Colonial, representada pela evolução da sociedade e a necessidade de controles contábeis para o desenvolvimento das primeiras Alfândegas que surgiram em 1530. Esses fatos demonstravam as preocupações iniciais com o ensino comercial da área contábil, pois, no ano de 1549 são criados os armazéns alfandegários e para controle destes, Portugal nomeou Gaspar Lamego como o primeiro Contador Geral das terras do Brasil, cuja expressão era utilizada para denominar os profissionais que atuavam na área pública.
J- Em 1905, os diplomas da Academia de Comércio do Rio de Janeiro e da Escola Prática de Comércio de São Paulo eram reconhecidos como oficiais. De lá para cá, observa-se a fundação de associações profissionais, sindicatos e institutos. Estes organismos levaram à criação dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade. (FBC)
Em 1924, realizava-se, no Rio de Janeiro, o primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade e em 1946, o presidente Eurico Gaspar Dutra, através de do Decreto Lei 9295/46 reconheceu a profissão contábil.