montar cluster MySQL
Montar uma solução de banco de dados em cluster para alta disponibilidade com MySQL.
2) Descrição do roteiro prático
Neste exercício iremos criar um banco de dados em cluster com MySQL utilizando-se uma Vmware já disponibilizada em aula pelo professor Ricardo Nabhen. Executando-se a VMware já disponível para Windows XP como no exemplo abaixo.Certificar-se de que há um Vmware player instalado em sua máquina.
Para fins acadêmicos iremos utilizar um nó de gerenciamento(ndb_mgmd) – Management Server, o nó SQL e mais dois data nodes “a” e”b” que irão rodar localmente.
Certifique-se que o serviço do MySql de sua máquina virtual esteja parado antes de começar a criação e inicialização do cluster e seus devidos nós. Iremos criar dois arquivos:
My.cnf - Ele indica como o host corrente encontra o nó de gerenciamento e o NDB
Config.ini - Ele indica quantas réplicas devem ser mantidas, entre outras informações. Também, como encontrar seus Data Nodes e SQL Nodes
Salve ambos arquivos criados na pasta c:\mysql . Sempre utilizando-se do prompt do MS-Dos.Agora sera necessário inicializar os nós, primeiramente o MGM node, através do comando abaixo: ndb_mgmd --initial -f config.ini
Logo em seguida faça a inicialização de cada nó ndbd --initial -c 127.0.0.1:1186
E por fim faça a inicialização do SQL node mysqld --defaults-file=my.cnf
2.1) Cenário normal
Abra uma nova janela de prompt do MS-Dos e acesse a pasta c:\mysql e digite o comando ndb_mgm logo em seguido digite show. Você observará que dos dois nós criados o primeiro assumirá a função de Master, o nó de gerenciamento e o SQL node.
Vamos utilizar o banco de dados que já vem criado do MySql – test. Primeiramente faça o login no banco através do comando mysql –u root –p , a senha é database.
Em seguida vamos utilizar o banco test. Simplesmente digite o comand use test
Crie a tabela alunos no cluster e insira alguns registros através do comando abaixo create table alunos