Sindrome de down
RESUMO
O presente estudo teve como objetivo discutir as ações das professoras no processo de inclusão do aluno surdo no ensino regular.
Utilizamos o estudo de caso como método para a investigação, trabalhando com professoras que atuam em Escolas Básicas do Ensino Fundamental que integram alunos surdos.
A discussão refere-se ao processo de inclusão/integração, destacando as experiências vivenciadas pelos professores neste processo.
Os resultados evidenciam a necessidade de dar continuidade ao processo de formação dos professores que atuam com alunos surdos, pois um dos aspectos relevantes da pesquisa refere-se à forma de comunicação utilizada pelos alunos surdos, sendo que a comunicação através da Língua de Sinais e não da linguagem oral, demonstrou ser o maior obstáculo que dificulta o processo de inclusão.
Palavras-chave: Formação de professores. Comunicação. Inclusão.
1 INTRODUÇÃO
A discussão sobre a inclusão de surdos no contexto educacional tem sido palco para várias reflexões. Sabemos que não basta somente que o surdo freqüente uma sala de aula, mas que seja atendido nas suas necessidades. Destacamos aqui o papel do professor quanto ao desenvolvimento de um trabalho que valorize todas as diferenças e que esteja pautado nos objetivos de uma educação que vise à valorização do exercício cidadania, o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo e a sua preparação para estarem inseridos nos mais variados contextos sociais.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, nº 9394/1996) estabelece que os sistemas de ensino devam assegurar, principalmente, professores especializados ou devidamente capacitados, que possam atuar com qualquer pessoa especial na sala de aula.
O movimento mundial em direção a sistemas educacionais inclusivos indicam uma nova visão de educação, que recupera seu caráter democrático através da adoção do