Sincretismo neopentecostal
Este projeto de pesquisa é destinado a um trabalho monográfico de conclusão do curso de Bacharel em Teologia, e tem o seguinte tema provisório: SINGRETISMO NAS IGREJAS NEOPENTECOSTAIS NO BRASIL: Origem, Influências e Consequências.
2. DELIITAÇÃO DO TEMA
Este tema terá seu enfoque nas áreas de Religiões e de Teologia Contemporânea, uma vez que essa pesquisa tem como objetivo analisar os aspectos sincréticos das Igrejas Neopentecostais brasileiras e as teologias praticadas pelas mesmas. Em relação ao tempo se limita ao período contemporâneo, visto que o neopentecostalismo surge com força no Brasil na metade de século XX.
3. PROBLEMA
Para desenvolver esse trabalho, será abordado um problema principal e outros essenciais para a compreensão do principal. Sendo assim, temos como problema principal: quais são os principais aspectos sincréticos das Igrejas Neopentecostais Brasileira?
E como problemas essenciais para compreensão do principal têm:
a) Qual é a origem dos ritos sincréticos das Igrejas Neopentecostais brasileira?
b) Quais foram as outras religiões que influenciou os Neopentecostais brasileiros?
c) Quais as consequenciais desse sincretismo das Igrejas Neopentecostais brasileira?
HIPÓTESE DE ESTUDO
A hipótese a ser apresentada nesse projeto monográfico é que as Igrejas Neopentecostais brasileira, tem sua origem com os conceitos da teologia da prosperidade e de cura divina norte-americana de Kenneth Hagin e T. L. Osborne. E ao terem contato com as principais religiões não protestantes brasileira, tais como o Catolicismo e as religiões Afro-Brasileira, adquirindo assim características próprias.
4. OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL
Este trabalho monográfico tem como objetivo geral: Identificar os principais aspectos sincréticos das Igrejas Neopentecostais no Brasil.
5.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Como objetivos específicos para essa trabalho