Motores diesel
Os motores são dispositivos modernos empregados para transformar energia química reativa em energia mecânica, gerando um movimento de rotação através dos pistões em seu movimento particular de sobe-desce, desta forma o veículo descreve o seu movimento, e sua velocidade vai variar de acordo com a potência do motor, da quantidade de combustível injetado na câmara de combustão, que por sua vez é controlado pelo eletro injetor e pela válvula borboleta, estes e outros componentes são controlados por uma central eletrônica que auxilia o motorista e mantem os sistemas em sincronia no pleno funcionamento do motor.
2. Objetivo:
Fazer a desmontagem e montagem, e calcular a cilindrada do motor diesel Mercedes-Benz.
3. Materiais Utilizados:
Neste experimento foram utilizados, quatro amostras de aço 1020; Uma máquina de ensaios de impacto com graduação de Energia Potencial, como nos mostra a figura abaixo.
[pic]
4. Fundamentação Teórica:
4.1. Motor:
O motor é a fonte de energia do automóvel. Converte a energia calorífica produzida pela combustão da gasolina em energia mecânica, capaz de imprimir movimento nas rodas. O carburante, normalmente constituído por uma mistura de gasolina e ar (a mistura gasosa), é queimado no interior dos cilindros do motor. A mistura gasosa é formada no carburador ou calculada pela injeção eletrônica, nos motores mais modernos, e admitida nas câmaras de explosão. Os pistões, que se deslocam dentro dos cilindros, comprimem a mistura que é depois inflamada por uma vela de ignição. À medida que a mistura se inflama, expande-se, empurrando o pistão para baixo. O movimento dos pistões para cima e para baixo é convertido em movimento rotativo pelo virabrequim ou eixo de manivelas o qual, por seu turno, o transmite às rodas através da embreagem, da caixa de câmbio, do eixo de transmissão e do diferencial. Os pistões estão ligados ao virabrequim pelas bielas.