Sinapro SP
Nesse trabalho, visamos obter conhecimento sobre o Sindicato das Agências de Propaganda de São Paulo, Sinapro-SP, que é uma entidade sindical, sem fins lucrativos, que reúne e representa as agências de propaganda de todos os portes. Foram coletadas informações pelo site do Sinapro (sinapro.org.br).
1- Quem são
Formada por agências de propaganda de diversos portes filiadas do Estado de São Paulo, o Sinapro-SP tem como objetivo valorizar a atividade publicitária, defender seus interesses até mesmo frente aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, estabelecer e fiscalizar as normas éticas, promover congressos entre outros.
2- História
Criado por iniciativa de um grupo de publicitários, em 1943, liderados por João Alfredo de Souza Ramos, o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo foi criada para a maior profissionalização da atividade publicitária. Outros nomes se destacam neste grupo publicitário: Júlio Cosi, Ariel Monteiro de Paulo, Millo Gambini, Adalberto Lima Vieira, Jair Vasconcellos, Ottilo Polato, Manuel Almeida Aves, Leonel Parmigiani, Nobel Araújo, Carlos Mazzei, Raul Mesquita, Juracy Orlandi Artacho, entre outros. A partir de 1962, o Sindicato ganhou impulso e intensificou suas atividade, serviços como acordos com a justiça do trabalho repercutiram no meio das agências publicitarias do país, que até o momento tinham que resolver por eles mesmos.
Com isso, o Sinapro-SP passou a atender algumas agências, disponibilizando a elaboração de contratos e consultoria jurídica, já que nesse período a atividade publicitária era complexa e carente de regulamentação. A partir de então foram criados mecanismos de apoio às agências, colocando-as em relação a seus direitos e deveres, para o funcionamento e desenvolvimento de um mercado saudável.
3- Expansão e conquistas
O Sinapro-SP foi a primeira entidade a se posicionar de forma atuante e de vanguarda na estruturação da categoria econômica em São Paulo, inovando no