Impactos da copa no brasil
A realização da Copa do Mundo terá impacto sobre as economias regionais e abrirá inúmeras oportunidades para as agências de propaganda e marketing nas cidades-sede dos jogos. Esta foi uma das conclusões de painel apresentado na última terça-feira (27/09) no II Fórum Mercados Brasileiros, realizado em parceria pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO) e Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
Luis Carlos Brunoro, presidente da Sport Strategy, destacou algumas oportunidades que surgirão em função da Copa do Mundo, as quais vão além dos patrocínios do evento e transmissões dos jogos. “Cerca de 20% das 150 maiores empresas pretendem ampliar os investimentos em marketing esportivo e estar presente, de alguma forma, no esporte, segmento no qual os investimentos permitem um retorno 12 vezes superior ao valor investido”, ressaltou Brunoro, ao ressaltar ainda a cifra de US$ 53,2 bilhões de investimentos previstos pelas companhias multinacionais em obras e ações envolvendo a Copa do Mundo.
Esses recursos irrigarão os mercados regionais, mais especificamente, as cidades-sedes dos jogos, onde ocorrerão feiras preparatórias dos eventos. Os eventos paralelos, que vão ocorrer nessas localidades, já estão impulsionando o número de feiras ligadas ao esporte. Segundo Brunoro, em 2009, o País contava com 30 feiras, e a previsão este ano é que sejam realizadas 148 em diversas cidades brasileiras.
Outra oportunidade, que poderá ser aproveitada pelas empresas e agências dos mercados regionais, é o patrocínio dos estádios, inclusive no período da reforma ou construção. “As ações dos patrocinadores das arenas não precisa se restringir à inserção da marca. É possível utilizar esses espaços para realizar eventos, agregar outras propriedades do clube ao contrato, como inserir a