O impacto de uma copa do mundo no brasil
Vale a pena sediar uma Copa do Mundo? Muitos argumentam que um evento como este trará inigualáveis benefícios para a economia brasileira, uma vez que irá atrair turistas e melhorará a infra-estrutura das cidades. O que poucos dizem é que também trará efeitos perversos do ponto de vista econômico-social. Assim, é importante avaliar o quadro inteiro antes de se chegar a uma conclusão sobre os benefícios de um país como o Brasil sediar uma Copa.
A maioria dos que dizem que a Copa é um bom negócio baseiam seus argumentos em estudos realizados em economias desenvolvidas. Isso ocorre por dois motivos. Primeiro porque não há muitos dados disponíveis que permitam fazer uma análise detida sobre o impacto deste tipo de evento em uma economia como a brasileira.
Segundo, porque muitos "especialistas" apenas ecoam o que se prescreve em outros países como se esta fosse uma verdade absoluta. O Brasil tem instituições, estrutura e prioridades diferentes desses países, de forma que essas análises são superficiais.Participei recentemente da construção de uma base de dados detalhada da economia do turismo no Brasil e do desenvolvimento de um modelo de simulação dos impactos do turismo sobre a economia que serão publicados em breve no formato de livro e em periódicos científicos.
A partir destas informações chego à conclusão que sediar a Copa do Mundo não é um negócio tão bom assim para o Brasil. Em primeiro lugar porque o Brasil, diferentemente dos países desenvolvidos, luta arduamente contra a desigualdade, e os resultados mostram que o turismo tem impactos muito maiores na renda das classes mais ricas da população.
Além disso, também é cada vez mais evidente que o aumento do turismo implica sérios problemas urbanos como o aumento da prostituição (principalmente a infantil).
Outro ponto a ser levado em conta é que o retorno do aumento do turismo no Brasil é menor que em outros países. Nesse aspecto, após calcular