simulador de perda de solos
INTRODUÇÃO
A complexidade do sistema solo fica exposta quando atenta-se para o processo de conservação de solo: nele, seus componentes físicos, químicos e biológicos compõem relações que podem ser melhor compreendidas se consideradas sob a ótica da alfabetização ecológica. O presente trabalho descreve um simulador de erosão portátil de fácil confecção, como ferramenta na ampliação das ações de conservação de solo. Assim, o modelo tende a exprimir a importância da conservação dos solos de modo prático e visual.
A degradação do solo está entre os temas de grande relevância, seja ele rural ou urbano. Seu uso desordenado segue padrões ultrapassados, que não se adequam às exigências da atualidade, quando o aumento da produção de alimentos e a redução dos passivos antrópicos são prementes. A erosão hídrica é um dos principais problemas relacionados ao manejo dos solos no país. Ela tem contribuído para o empobrecimento e a redução ou a perda de sustentabilidade dos agroecossistemas, decorrentes do arraste de solo, água, nutrientes e carbono orgânico a ela associada.
SIMULADOR DE EROSÃO
Objetivando a aproximação entre saberes científicos e popular envolvendo os conhecimentos acerca da conservação dos solos e da água, assim como de todo ecossistema, foi elaborado um simulador de erosão que ateste os problemas mais comuns na zona rural e urbana: o mau uso dos solos, que acarreta diversos problemas.
Considerando o elevado número de analfabetos na zona rural, o simulador de erosão demonstra, de modo visual, os diferentes efeitos das chuvas nos diferentes extratos de solos e reafirma a importância da manutenção da cobertura vegetal nos sistemas produtivos.
A vegetação promove maior infiltração das águas da chuva e protege a camada superficial do solo da erosão associada ao escoamento concentrado”. A maneira mais eficiente de sensibilizar pessoas com baixo grau de instrução sobre a importância da cobertura vegetal é através da demonstração