sinalizaçao e receptores
UFPB-VIRTUAL
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: BIOLOGIA E FISIOLOGIA CELULAR
PROFESSOR: LUIS FERNANDO
PÓLO: SÃO BENTO-PB
MÁTRICULA: 91322109
ALUNA: SANDRA DOS SANTOS ALVES
TAREFA-SINALIZAÇÃO E RECEPTORES INTRACELULARES
HOMÔNIO TIREOIDIANO
A tireoide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos em frente á traqueia (no pescoço). Que incluem os hormônios 3,5,3’-tridotironina ( T3) e a 3,3,3’,5’-tetraiodotironina ou tiroxina (T4),que requerem do iodo, um raro elemento para a bioatividade. Há as células foliculares da tireoide que derivam da endoderme e são evidenciadas por uma ultraestrutura típica de secreção hormonal peptídica. Essas células se diferenciam das outras que são endócrinas, pois na medida em que armazenam seu produto de secreção (tireoglobina) extracelular no coloide, ao invés de internamente em grânulos secretores citoplasmáticos.
O seus hormônios T4 e T3 se armazena no interior do seu folículo e aos poucos irão para a corrente sanguínea, através disto atingem todos os tecidos e promovem um importante estímulo nos mesmos em seu metabolismo celular. Os efeitos T3 são mediados por receptores intracelular que são chamados receptores tireoidianos que tem uma afinidade com o T3 e aproximadamente 10 vezes maior com o T4 que serão acoplados a partir da ativação ou repressão do seu ligante gênico, além de incluírem receptores nucleares como esteroides, prostaglandinas, vitamina D3, ácidos graxos, e então chamados de receptores órfãos. E tem dois genes, designados TRβ e TRα que nos humanos se localizam nos cromossomos 17 e 3 e codificam várias proteínas, que são resultados do processamento alternativos do RNA mensageiro ou da utilização de promotores alternativos.
A tireoide também produz o hormônio calcitonina, que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio, o hipertireoidismo e hipotireoidismo são os problemas mais frequentes. Os efeitos desses hormônios