Dificuldades da Vida Adulta
Na atualidade, podemos verificar que tornou-se inviável a tentativa de definir as etapas do desenvolvimento humano cronologicamente, e não seria diferente com a chamada “vida adulta”. Há, sem dúvidas, alguns aspectos que tentam facilitar esta caracterização, tais como a maturação cognitiva, psicológica e sexual. Entretanto - muito embora a atividade sexual se inicie mais cedo -, cada vez mais a transição para a vida adulta demora a acontecer e este parece ser um fenômeno universal, que tem como uma das causas as várias dificuldades enfrentadas nesta etapa da vida, o que demanda inúmeras responsabilidades, e pode culminar em medo, fuga ou até sofrimento.
A dificuldade para lidar com as novas experiências da vida adulta afetam o nível de normalidade e saúde destes indivíduos, as quais podem ser verificadas através da sua capacidade de estar inserido no mercado de trabalho, capacidade de amar, de como suporta o estresse, de sua resiliência e autonomia, entre outros, uma vez que na contramão destes aspectos estão a crescente pressão acerca do conhecimento das próprias necessidades e dos outros, o declínio dos afetos, dos valores, a velocidade tecnológica e etc.
Ainda intrínseco a este processo de transição, está também a maturidade, que neste caso, pode ser entendida mediante a existência de alguns parâmetros, a saber: capacidade de tomar decisões, independência financeira, responsabilidade por si mesmo e estabilidade emocional. A sociedade espera que ao entrar nesta etapa da vida, os indivíduos adultos estejam às voltas com temas como casamento, família, filhos e profissão. Todavia, diferentemente da adolescência, é exigido dos adultos que desempenhem bem suas novas funções e não há maleabilidade na hora de julgar e cobrar. E o fato de algumas pessoas não conseguirem corresponder a esta série de expectativas sociais, acaba gerando frustrações e pode ser um fator de risco para a aquisição de transtornos mentais devido às dificuldades