Sinais Vitais - Fisioterapia
Sinais Vitais são àqueles que evidenciam o funcionamento e as alterações do corpo. Ou seja, estão relacionados com a própria existência da vida, daí o nome sinais vitais.Os principais sinais vitais são: pulso, respiração, pressão arterial e temperatura.
PULSOS
O pulso se relaciona aos batimentos cardíacos impulsionando os sangue do ventrículo esquerdo para as artérias e que podem ser sentidos pela palpação de locais estratégicos do corpo. Através dos pulsos pode-se coletar dados sobre a frequência cardíaca (FC). Para isso, normalmente se palpa o pulso radial e verifica-se os batimentos que é dado por batimentos por minutos (bpm).
Normal - 60 a 100 bpm
Taquicardia - acima de 100 bpm
Bradicardia - abaixo de 60 bpm
Algumas característica podem ser identificadas na avaliação do pulso. Entre elas: estado da parede arterial; frequência cardíaca; ritmo; amplitude; tensão ou dureza; tipos de onda;
Todos eles devem ser comparados com o lado homólogo. Alguns pulsos palpáveis do corpo são: pulso temporal, carotídeo, axillar, braquial, cubiral, radial, femoral ou inguinal, poplíteo, tibial posterior e pedioso.
Respiração
Respiração é a troca de gases que ocorre no pulmão com o objetico de absorver o oxigêmio e eliminar o gás carbõnico no organismo. Ela ocorre através da inspiração e da expiração.
Durante a avaliação da respiração pode-se verificar a frequência respiratória que é dada por incursão por minutos (ipm).
SEMIOTÉCNICA - Coloca-se o paciente numa posição confortável. Logo em seguida, observa-se o tórax do paciente e quantifica o número d eincursões realizadas durante 1 minuto. é importante que o paciente não perceba tal procedimento para que ele não altere o padrão ventilatório e comprometa o resultado da avaliação.
Normal - 12 a 24 ipm
Taquipnéia - acima d e25 ipm (respiração rápida)
Bradipnéia - abaixo de 12 ipm (respiração lenta)
Dispnéia - dificuldade de respirar
Ortopnéia - dificuldade de respirar, exceto na posição