ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho discorre sobre os aspectos iniciais e básicos da Contabilidade, que visam dar uma visão geral ao futuro contabilista sobre a aplicação desta ciência no dia-a-dia, seja das pessoas físicas ou jurídicas, e embasando o trabalho do Contador.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1- Conceito, objeto e objetivo da contabilidade
Desde a História Antiga pode-se notar que o homem já tentava, embora de forma rudimentar, a controlar seu patrimônio. Desde estes tempo, até os tempos atuais, muito se discutiu sobre o conceito da contabilidade, entre elas as várias escolas: administrativa, personalista, controlista, estadunidense, matemática, neocontista, alemã, italiana, patrimonialista, sendo que no Brasil, o conceito mais adotado foi a da escola estadunidense.
Um dos conceitos mais utilizados trata a contabilidade como um sistema de informação que tem como objetivo o controle do patrimônio de uma entidade.
Ou seja, o objeto da contabilidade é o patrimônio da entidade e seu objetivo é analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio, e ainda fornecer constantemente informações sobre o patrimônio aos seus usuários.
2.2- Escrituração Contábil
É obrigatório que as entidades mantenham os livros Diário e Razão, para lançamento dos registros de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o Método das Partidas Dobradas, Planos de Contas e outros; é a chamada Escrituração Contábil.
O Livro Diário é onde as empresas devem fazer os lançamentos em ordem cronológica, encadernar e registrar nos órgãos competentes.
No Livro Razão, o registro é feito em contas individualizadas, havendo, assim, um controle por contas da mesma natureza e de forma racional.
2.3- A Contabilidade na gestão empresarial
A