Simulado de ipt
u.
tõ•••
·tNtr/o4Çt.EIIC!I"'" M45 '-'DOSt:>~~
..
~
__ &:eU
"",.,.a.~ ~ n .
~~
~,,'E71~,
QN~
UNI_
\.~
..,
'\,;UULlUV'" •• IIUIIIO::IV," o:: III!/O::IUU~ 0::111O::~IdIl~UI,;CAI. V Ilornem do censo entrará pelos bangalOs, pelas pensOes, pelas casas de barro e de cimento armado, pelo sobradinho e pelo apartamento, pelo cortiço e pelo hotel, perguntando: - Quantos são aqui? Pergunta triste, de .resto. Um homem dirá: - Aqui navía mulheres e criancinhas. Agora, felizmente, só há pulgas e ratos. E outro: - Amigo, tenho aqui esta mulher, este papagaio, esta sogra e algumas baratas. Tome nota dos seus nomes, se quiser. Querendo levar todos, é favor... (...) E outro: . - Dois, cidadão, somos dois. Naturalmente o sr. não a vê. Mas ela está aqui, está, está! A sua saudade jamais sairá de meu quarto e de meu peito! 510 Paulo: AIIcã. 1998, p. 32-3 (fragmento).
Rubem Braga. Para
p'"
di ler. Y. 3.
Assinale o trecho do diálogo que apresenta um registro informal, ou coloquial, da linguagem. ~ "Tà legal, espertinho! Onde é que você esteve?!" "E lembre-se: se você disser uma mentira, os seus chifres cairão!" "Estou atrasado porque ajudei uma velhinha a atravessar a rua..." ·... ela me deu um anel mágico que me levou a um e tesouro" "mas bandidos o roubaram e os persegui até a Etiópla, onde um dragão..."
O fragmento acima, em que há referência a um fato' o recenseamento -, apresenta sócio-histórico característica marcante do gênero crônica ao . expressar o tema de forma abstrata, evocando imagens e buscando apresentar a idéia de uma coisa por meio de outra. €) manter-se fiel aos acontecimentos, retratando os personagens em um só tempo e um só espaço. e contar" história. centrada na solução de um enigma, construindo os personagens psicologicamente e revelando-os pouco a pouco. e evocar, de maneira satírica, a vida na cidade, visando . transmitir ensinamentos práticos do cotidiano, para r.:"l. manter as pessoas informadas. . ~