Simpatias juninas
O que se entende por Universo? Como veio a existir? Do que é feito? Quais são os seus elementos gerais? A matéria foi criada por Deus ou existe desde toda a eternidade? Qual a natureza íntima do Espírito? Com essas questões apresentamos o nosso tema, que se subdividirá em Universo, elementos gerais do Universo e a relação entre o Espírito e a matéria.
2. CONCEITO DE UNIVERSO
Conjunto de tudo quanto existe, incluindo-se a Terra, os astros, as galáxias e toda a matéria disseminada no espaço. Diz-nos a Astronomia que o Universo é constituído de estrelas. As estrelas, reunidas em agrupamento de bilhões, formam as galáxias. As galáxias, acessíveis aos nossos telescópios, somam 10 bilhões.
De acordo com o Espiritismo, o Universo compreende a infinidade de mundos que vemos e não vemos, todos os seres animados e inanimados, todos os astros que se movem no espaço e os fluidos que preenchem (Kardec, 1995, cap. III)
3. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O ser humano está sempre inquirindo sobre o princípio das coisas. Deus, porém, não permite que tudo lhe seja revelado, aqui na Terra. Muitos são os mistérios que, para serem desvendados, requerem a depuração do Espírito. As pesquisas científicas têm avançado sobremaneira, mas não podem ultrapassar os limites fixados por Deus. Embora não possamos saber tudo, os Espíritos superiores aí estão para nos fornecer auxílio, se necessário, através da comunicação mediúnica.
4. UNIVERSO
4.1. SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO
A maioria dos cosmologistas, astrônomos estudiosos da origem do Universo, acredita que seu início se deu há quinze bilhões de anos, por meio de uma enorme explosão, a partir de uma concentração de matéria extraordinariamente quente e condensada. Esse modelo denominado explosão primordial quente, foi popularizado com o nome de Big Bang, literalmente, "grande explosão". (Temática Barsa)
4.2. SOBRE A ORIGEM DO SISTEMA SOLAR
O nosso sistema planetário surgiu, na Via-Láctea, há uns 5 bilhões de anos pela condensação