Simbolos de Formulas do Excel
As fórmulas são equações que efectuam cálculos em valores da folha de cálculo. Uma fórmula começa com um sinal de igual (=). Por exemplo, a seguinte fórmula multiplica 2 por 3 e depois soma 5 ao resultado.
=5+2*3
Uma fórmula pode também conter uma ou todas das seguintes opções: funções, referências, operadores econstantes.
Elementos de uma fórmula Funções: a função PI() devolve o valor de pi: 3,142... Referências: A2 devolve o valor na célula A2. Constantes: números ou valores de texto introduzidos directamente numa fórmula, como, por exemplo, 2. Operadores: o operador ^ (acento circunflexo) eleva um número a uma potência e o operador * (asterisco) multiplica.
Neste artigo
Utilizar constantes em fórmulas
Utilizar operadores de cálculo em fórmulas
Utilizar funções e funções aninhadas em fórmulas
Utilizar referências em fórmulas
Utilizar nomes em fórmulas
Utilizar fórmulas de matriz e constantes de matriz
Utilizar constantes em fórmulas
Uma constante é um valor que não é calculado. Por exemplo, a data 10/9/2008, o número 210, e o texto "Ganhos trimestrais" são todas constantes. Uma expressão ou um valor resultante de uma expressão não são constantes. Se utilizar valores constantes na fórmula em vez de referências a células (por exemplo, =30+70+110), o resultado só é alterado se o próprio utilizador modificar a fórmula. INÍCIO DA PÁGINA
Utilizar operadores de cálculo em fórmulas
Os operadores especificam o tipo de cálculo que deseja efectuar com os elementos de uma fórmula. Existe uma ordem predefinida pela qual os cálculos ocorrem, mas é possível alterar essa ordem utilizando parênteses.
Tipos de operadores
Existem quatro tipos de operadores de cálculo diferentes: aritméticos, de comparação, de concatenação de texto e de referência.
Operadores aritméticos
Para executar operações matemáticas básicas - como a adição, subtracção ou multiplicação -, combinar números e produzir resultados numéricos, utilize os seguintes operadores