SIM sistema de informação
O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de compilar os dados óbitos ocorridos no território nacional e permitir a construção de indicadores demográficos e de saúde da população. O SIM, implantado em 1976, tem ainda precariedade dos dados em alguns municípios nas regiões Norte e Nordeste, principalmente no que se refere à qualidade das informações. As lacunas das informações nos municípios mais pobres mostram as enormes iniqüidades em saúde da população brasileira, refletindo a falta de acesso aos bens e serviços públicos.
No que se refere à construção de indicadores de saúde por meio das informações do Ministério da Saúde, como o coeficiente de mortalidade, a precariedade dos dados em algumas áreas do país não permite a utilização do método direto de cálculo. Por isso, em alguns estados do Brasil, considerados como de baixa qualidade da informação, persiste o uso de estimativas indiretas de mortalidade calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para orientar as políticas públicas.
2. SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MORTALIDADE – SIM
O Sistema de Informações sobre Mortalidade foi criado em 1975 para a obtenção regular de dados de mortalidade no País. A partir da criação do SIM foi possível a captação de dados sobre mortalidade, de forma abrangente e confiável, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública. Com base nessas informações é possível realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas na área. O SIM proporciona a produção de estatísticas de mortalidade e a construção dos principais indicadores de saúde. A análise dessas informações permite estudos não apenas do ponto de vista estatístico e epidemiológico, mas também sócio-demográfico. O documento base para a captação dos dados de mortalidade é a Declaração de Óbito (DO). Trata-se de um documento fornecido pelo Ministério da Saúde, em