Silicose e Asbestose
DISCIPLINA: PATOLOGIA GERAL
SILICOSE E ASBESTOSE
TERESINA-PI
2014
SILICOSE E ASBESTOSE
Trabalho nº: 01 apresentado à disciplina de Patologia Geral como registro de nota no dia 02 de abril de 2014
TERESINA-PI
2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO...............................................................................3
2- DESENVOLVIMENTO...................................................................4
3- CONCLUSÃO................................................................................6
REFERÊNCIAS..................................................................................7
1- INTRODUÇÃO
Neste trabalho estão descritas duas patologias significativamente conhecidas entre a população, mas que são classificadas como de alto risco. As referidas neste trabalho são Silicose e Asbestose, doenças pulmonares. Estas doenças têm algumas características em comum, a principal delas é a sua etiologia. Ambas são causadas por cristais de “poeira” advinda de canteiros de obras e indústrias, porém podem ser desenvolvidas também domesticamente. Mais adiante tais patologias serão devidamente mostradas, suas causas, sintomas, prevenção e tratamento. Um fator de destaque nessas doenças é que a Asbestose pode desenvolver um câncer, Mesotelioma Pleural.
2- DESENVOLVIMENTO
Será tratada primeiramente sobre a silicose, uma doença pulmonar ocupacional e restritiva, onde através de micro cristais de SIO2 (Dióxido de silício) inalados, estes por último ao adentrarem nos pulmões, perfuram e aderem à parede pulmonar, causando sérias lesões a este tecido.
Em geral a silicose pode ser considerada como uma patologia restrita a indústria, mais exatamente aos trabalhadores de canteiros de obras, ou